segunda-feira, 9 de abril de 2012



Gestão por competências é diferencial para o sucesso do setor jurídico

Visão estratégica, olhar corporativo e gestão qualificada por competências 
colocam sociedades de advogados no caminho do sucesso

Nos escritórios de advocacia, planos de carreira e políticas de remuneração obedecem a uma lógica própria, diferente de qualquer outro tipo de empresa ou setor. Tal diferença ganha ainda mais força e visibilidade quando o assunto é inovação administrativa e tecnológica.

“Carreira e remuneração são o fio condutor da prosperidade nas sociedades advocatícias. Não há talentos sobrando no mercado. Portanto, reter os melhores virou tarefa primordial.”, explica Mauro Scheer Luís, presidente da Legal Strategy Consultoria e Treinamento.

Segundo pesquisa da Legal Strategy, hoje, os escritórios que possuem uma estrutura administrativa eficiente, planejada e organizada crescem até 80% ao ano. Mas a grande inovação está apenas começando. Hoje, só 2% dos escritórios de advocacia adotam planos de carreira formalmente e já diminuíram em 67% a rotatividade de funcionários. Além disso, aumentaram substancialmente a lucratividade em relação à média do mercado. 

Outra característica detectada na pesquisa, é que as empresas preferem contratar escritórios que demonstrem ter condições de absorver rapidamente novas demandas e com foco constante em atualização e gestão administrativa.

A área jurídica tem como diferencial a flexibilidade nas relações de trabalho. O  contratado pode dispor de modelos como: ser sócio de capital, de serviço ou associado, sendo que a figura do celetista não é comum. “Planos de carreira baseados na gestão por competências são os mais indicados. Justamente por privilegiarem o desempenho e refletirem isso na remuneração. Assim, o crescimento é possível para todos, de acordo com suas qualidades”, diz Vanessa Scheer, diretora executiva da Legal Strategy.

“A excelência da empresa depende da excelência de seus colaboradores. O desempenho de um RH atuante, criativo e empreendedor – próprio ou terceirizado – é de vital importância para o sucesso e a manutenção da prosperidade do negócio”, lembra Vanessa.

Caso surja interesse de saber mais sobre o processo de administração diferenciada dos escritórios de advocacia, bem como de entrevistar os consultores citados neste release, por favor, entre em contato conosco.

Contato para jornalistas
Carlos Saraiva                                                                                      

Camila Andrade                                                                                    

Porthia Assessoria de Comunicação                                                     
Tel: 11 3582-9724/6139

Nenhum comentário:

Postar um comentário